Repintando nossas Igrejas

Postado por Leonardo Carvalho no dia 7 junho, 2017

Worshipers file into a sanctuary during a religious pilgrimage.

Você já se perguntou como sua igreja pode ser bem mais que uma instituição religiosa em seu bairro? Já se perguntou como ela pode ser uma Comunidade de Fé relevante? Deus tem coisas maravilhosas para fazer em nossa igreja, quando decidimos aceitar um desafio simples. O de Ser!

Nossas comunidades precisam ter encontros vivos e dinâmicos, onde laços sejam estabelecidos e a comunhão se aprofunde e floresça. Nossas igrejas precisam se comprometer com a oração, com o compartilhar e com as necessidades de nossos irmãos. E estas precisam ser vistas com compaixão e misericórdia. Precisamos estar abertos para receber pessoas que anseiam ser ouvidas, que anseiam por uma palavra que as encontrem em suas necessidades. Nossas Escolas Bíblicas tem que ser marcantes. Bem mais que informação, precisamos gerar processos de formação. Os valores e princípios do reino precisam nos nortear e nos ensinar a viver uma vida que faça sentido.

Em nossas Comunidades, não pode haver mais espaço para a “crítica por crítica”. Não podemos mais nos matar em “Guerras Civis”. Temos que viver em paz com nossos irmãos. Como igreja, temos que interromper processos destrutivos em nossas Comunidades. Existem muitas pessoas que se afastaram e se decepcionaram com a Igreja. Irmãos preciosos que fizeram parte da Comunidade, que marcaram a história de muitos irmãos com seu amor e serviço. A esses, se deve amor. Perdão e graça precisa ser mais que uma canção cantada em nossos cultos, precisa ser uma marca em nossas Comunidades. Como igreja, precisamos derrubar muros de divisão que ainda insistem em permanecer erguidos entre nós. Cristo nos fez um em seu amor, e é o que devemos um ao outro. Ele nos aproximou por sua cruz. Não temos o direito de omitir o amor e o serviço ao nosso próximo. Nossas comunidades precisam ser um local de encontros e reencontros com Cristo e com nossos irmãos.

Esse é o compromisso que precisa ser firmado uns com os outros. Ombro a ombro nos posicionando, nas brechas, nos colocando. Como igreja, somos responsáveis uns pelos outros. Deus nos deu a graça de vivermos em Comunidade. Em comunidade, compartilhamos da mesma estrutura e carecemos da mesma graça. Ele quer nos transformar para sua glória, Ele quer nos formar discípulos comprometidos. Nossas comunidades precisam apontar em nosso bairro os sinais do reino, visíveis a todos, estendidos a todos. Novas cores precisam se misturar com a luz do Senhor. Nos ritmos de sua graça, temos que derrubar velhas fachadas, nossas igrejas precisam ser repintadas. Isso precisa nos trazer esperança, nos motivar a caminhar. Se assim for, nossas igrejas serão esperança, nossas comunidades serão lugares de testemunhos do amor de Deus. Esse é o desafio de Ser.

 


Texto publicado originalmente no Blog leonardocarvalho.me.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *